Fonte: Redação - Foto: Divulgação

À medida que os brasileiros continuam a explorar o comércio eletrônico, os varejistas e marcas estão explorando novas maneiras de abordar os consumidores em mais plataformas do que nunca. Nos últimos meses, o mercado imobiliário teve que passar por uma grande mudança de estratégia para atingir os consumidores em suas casas devido ao COVID-19, o aumento dos anúncios em vídeo parece ser estratégico para o setor, segundo dados da Criteo sobre transações online no segmento.


A Criteo, empresa de tecnologia global que fornece a plataforma líder mundial de Commerce Media, analisou dados de transações online no Brasil no primeiro semestre de 2021 e percebeu um pico substancial no mercado imobiliário. Em junho de 2021, o crescimento do consumo online no segmento imobiliário atingiu 402% a mais quando comparado ao mesmo período de 2020. Um mês antes, maio de 2021, o boom atingiu o pico de 502%.


“Ao analisar grandes empresas do setor imobiliário, como Quinto Andar e Loft, há um fator em comum entre elas: sua crescente presença online e estratégias de marketing focadas em vídeo desde o início do COVID-19. De parcerias com influenciadores a conteúdo de vídeo em diferentes plataformas e canais de mídia social, elas têm conseguido aumentar seu engajamento e gerar valor”, afirma Tiago Cardoso, Diretor Geral LATAM da Criteo.


Novas maneiras de impulsionar as vendas de comércio eletrônico


Enquanto a implantação da vacinação no Brasil segue a todo vapor em alguns dos principais estados do país, os brasileiros contam cada vez mais com o ambiente digital, mostrando que as compras online não são mais apenas uma solução, mas a principal escolha até para muitos consumidores conforme as lojas físicas reabrem.


O brasileiro está aberto a novas formas de compra e isso leva a novas formas de engajamento com ele. De acordo com o estudo “Inside Video”, 99% dos brasileiros estão assistindo TV, streaming ou vídeos ao vivo nas redes sociais em vários aparelhos. Esse novo espaço no dia a dia do consumidor chamou a atenção de profissionais de marketing de todo o mundo e o vídeo como experiência vem ganhando cada vez mais relevância na publicidade. O vídeo tornou- se um pilar ao se considerar estratégias para chegar ao consumidor depois que o COVID-19 resultou em mudanças em sua jornada de consumo.


No início deste ano, a Quinto Andar anunciou um aumento de 150% no investimento em marketing, com foco na presença na mídia de massa. Desde o início da pandemia, o Grupo Zap teve um aumento de 158% nas pesquisas de propriedades com passeios virtuais. O número de anúncios de tours virtuais vem crescendo: de maio a julho, o aumento foi de 51%.


“À medida que a jornada do cliente se torna cada vez mais digital e os limites entre as compras e outras atividades digitais, o tempo entre a descoberta da marca e a conversão está diminuindo. Uma campanha ativa de vídeo online tem se mostrado uma forte fonte de engajamento e conversão no mercado imobiliário, principalmente agora que os consumidores precisam de uma forma mais simples e rápida de verificar se o imóvel é o que procuram”, afirma. Cardoso.


Metodologia


Dados orgânicos de 20 países e 600 categorias de produtos. A cada mês, todos os valores são comparados aos mesmos varejistas que têm parceria com Criteo Marketing Solutions e Criteo Retail Media de forma consistente em 2020 e 2021, sendo dados de mais de 15.000 varejistas em todo o mundo. Inclui apenas categorias de produtos representadas por pelo menos 5 varejistas no nível mais granular.


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